sábado, 12 de maio de 2012

Entendendo melhor a esquizofrenia: psiquiatra Rodrigo Bressan

O psiquiatra Rodrigo Bressan possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1991). Fez residência em psiquiatria (1996), mestrado (1998) e doutorado na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Fez um PhD no Institute of Psychiatry, King's College London - University of London (2003). Atualmente é professor adjunto da Escola Paulista de Medicina, UNIFESP, honorary visiting professor no Institute of Psychiatry King's College London, membro do conselho consultivo da Associacao Brasileira de Familiares Amigos e Portadores de Esquizofrenia (ABRE) e editor da Revista Brasileira de Psiquiatria. Coordena o LiNC - Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas e o Programa de Esquizofrenia (Proesq), ambos da UNIFESP. Tem experiência em pesquisa de transtornos neuropsiquiátricos em especial a esquizofrenia, transtorno bipolar e depressão. É especialista e pioneiro no Brasil em neuroimagem molecular e realiza pesquisas translacionais multimodais envolvendo genética, neuropsicologia, neuroimagem estrutural e modelos animais sobre o neurodesenvolvimento dos transtornos psiquiátricos.


É um dos autores do livro “Entre a razão e a ilusão – desmitificando a loucura”,  um livro educativo sobre esquizofrenia, uma doença que atinge mais de dois milhões de brasileiros, mas ainda pouco conhecida e alvo de grande preconceito. Mais do que apenas descrever os sintomas, o livro traz a vivência do portador da doença e também de seus familiares diante de uma nova situação que enfrentam repentinamente. Com detalhes, Cândido Assis, Cecília e Bressan descrevem o início do processo de distorção da realidade de um jovem, até o seu isolamento do mundo que vivemos. A idéia é ensinar as pessoas a conviver com as dificuldades, buscar tratamento e ajudar a melhorar a evolução da esquizofrenia.

O livro, que tem apresentações do cantor e compositor Tom Zé e do médico Dráuzio Varella, é uma publicação da editora Segmento Farma Editores, com o patrocínio do laboratório anglo-sueco AstraZeneca, e está disponível nas livrarias de todo o Brasil.
                                                  
Os autores pretendem ajudar portadores e seus familiares a lidar com a doença, além de diminuir o estigma.

Segue abaixo um link de uma entrevista concedida por Rodrigo Bressan, ao Jô Soares, em 08/05/2012, na qual ele fala um pouco sobre o livro, sobre a esquizofrenia, seus sintomas, diagnóstico, tratamentos etc.




O psiquiatra também concedeu uma entrevista muito interessante ao médico Dráuzio Varella, no site drauziovarella.com.br, na "Estação Saúde", na qual ele fala um pouco sobre esquizofrenia, cujo link segue abaixo:




Para conhecer um pouco mais sobre a carreira e projetos de pesquisa do psiquiatra, segue o link de seu Currículo Lattes:




2 comentários:

Vivian disse...

Olá,Milena!!

Boa dica!É importante ler sobre todos os assuntos.
Mas a maioria só procura uma informação(quando procura)quando passa pelo problema.
Beijos!
Boa semana!

Milena Nicolas disse...

Oi Vivian...pois é..

As pessoas costumam procurar conhecer algo, somente quando esse algo bate às suas portas e lhes afeta diretamente...Acho importante conhecermos um pouco de tudo, para ampliarmos nossa visão de mundo..para termos a cabeça aberta e, quem sabe, ajudarmos pessoas que passem por problemas e doenças que já estudamos e conhecemos um pouco...

Boa semana pra ti tbm..

Abs,
Milena

Quem sou eu

Minha foto
Insanamente louca por tudo que envolve a relação linguagem-cérebro-mente.... Apaixonada esposa de Rafael, estudante do último ano de Medicina e futuro Médico da Família.. Residente em Cuiabá-MT, desde 2007, onde conclui minha graduação em Letras/Inglês, na UFMT, em 2011.. Orgulhosa filha de Marineide Dan Ribeiro, mais conhecida como Márcia ou Grega.. Futura mestranda da UNICAMP/Campinas-SP...

Visitas

Pesquisar este blog

Seguidores

Total de visualizações de página